Karina Sousa
Líder de Viagem Aventura
Vive em constante apelo por se aventurar pelo mundo
Deambular pelo planeta é tão importante para a Karina como encontrar a próxima base. Nasceu no Brasil, mas foi no sul de Portugal que viveu desde os sete anos de idade. Atraída pelo mundo natural abraçou a biologia marinha, fez Erasmus na Grécia e estágio no Canadá. Já como bióloga, foi parar aos Açores. Anos mais tarde, a sua inquietude fê-la embarcar num projeto de uma ONG com tartarugas marinhas na Tailândia, de onde veio a saltar para a ilha de Komodo e, depois para o Bornéu.
Foi guia de mergulho na Indonésia e decidiu depois regressar a Portugal. Mas um projeto de voluntariado social ligado a crianças fê-la ir viver para a Turquia por meio ano. No final, começou a explorar o Irão e o Cáucaso, por onde ia ficando nas casas das famílias que conhecia no caminho, o que a levou à conclusão de que, mais do que as paisagens, eram os momentos passados com as pessoas que levava consigo no coração. Continuou a viajar um pouco por todo o mundo e por todos os continentes.
Após mais uma breve passagem por Portugal rumou ao México, onde viveu por sete anos, em várias regiões do país, no que se tornou uma importante viagem interior. Viveu em proximidade com vários povos indígenas, aprendendo os seus ritos ancestrais e ajudou-os a difundir a sua cultura nas viagens que realizaram pela Europa e América Latina.
Hoje, quando não está em viagem, baseia-se no seu refúgio no meio do Atlântico, na ilha das Flores.